O que podemos concluir?

A fissão nuclear mudou a história do homem. Sua descoberta foi responsável pela morte de milhares de seres humanos mas também foi responsável pela luz que existe em diversas casas pela Terra. Como em tudo há o seu lado bom e ruim, a fissão nuclear pode contribuir e muito para salvar o mundo do aquecimento global, mas pode também exterminar a vida humana no planeta. Nesse ponto depende de nós, seres humanos, decidirmos como usaremos essa descoberta que já tem mais de 70 anos: se para salvar vidas ou acabar com elas.
As novas usinas nucleares mundo afora são muito promissoras para a fabricação de enegia elétrica, mas também pode fazer muito estrago como bomba.
Category: 0 comentários

Energia nuclear no mundo

Existem hoje 441 reatores nucleares em operação em 31 países gerando eletricidade para aproximadamente um bilhão de pessoas e responsáveis por aproximadamente 17% da energia elétrica mundial. Em muitos países industrializados a eletricidade gerada por reatores nucleares representa a metade ou mais de todo o consumo. 32 usinas estão atualmente em construção.

A energia nuclear usada para produção de energia elétrica (geração nucleoelétrica) é uma das mais limpas, não emite nenhum gás causador de efeito estufa ou chuva ácida, nem metais carcinogênicos, como as alternativas que utilizam combustível fóssil. Torna-se, então, mais uma opção, capaz de atender à demanda energética do mundo moderno com eficácia e segurança. Para isto, trabalha a Comissão Nacional de Energia Nuclear.

Quantas usinas nucleoelétricas existem em operação no mundo?

Estão em operação 437 centrais nucleares. A França, por exemplo, produz 75% da sua eletricidade a partir da energia nuclear. O Japão, em torno de 30%. As cidades de Hiroshima e Nagasaki são supridas por energia nuclear. Em 1973, a energia nuclear representava 3,2% do total de energia produzida; em 1993, aumentou sua participação mundial para 17,8 %.
Category: 0 comentários

Novas usinas nucleares

O Espírito Santo é um dos Estados que poderão receber uma das duas centrais de usinas nucleares que o governo federal pretende instalar no país até 2030. Neste ano, os técnicos da Eletronuclear iniciam os estudos nos Estados do Sudeste onde uma segunda central poderá ser instalada.

Requisitos estudados para a instalação das usinas:


• Áreas: Inicialmente, as áreas mais indicadas para instalação de usinas nucleares no Espírito Santo, caso o Estado seja escolhido, são municípios localizados no Litoral Sul. Isso porque têm formação geológica mais indicada, ou seja, com formação rochosas que chegam até o mar. Esta é a situação, por exemplo, do município de Piúma e outras cidades, também na região Sul.

Custos: Além disso, pode-se optar também pela instalação de usina próxima aos rios. Tudo depende do projeto da unidade, que pode ser de resfriamento com utilização da água do mar, que tem custo menor de instalação, mas é mais cara a manutenção devido à maresia que corrói os equipamentos. O resfriamento com sistema de vapor da água doce exige a construção de torres de resfriamento, e tem custo mais elevado de construção, mas não de manutenção.

Necessidade: A justificativa do governo federal - Eletronuclear e Ministério de Minas e Energia - para a construção de novas usinas nucleares até 2030 é que o potencial hídrico nacional estaria praticamente esgotado, havendo uma capacidade de hidrelétrica instalada de 190.000 MW.

Custos: Além disso, a capacidade instalada de geração elétrica seria da ordem de 1 kW por habitante. Para um fator de utilização médio de 50%, esta capacidade equivaleria a um consumo de eletricidade de 4.380 kW/hora por habitante, similar ao atual consumo de Portugal. A participação nuclear nessa capacidade instalada de geração seria de 24%, o que equivaleria a um parque de usinas nucleares similar ao existente hoje na França, conforme dados da Eletronuclear.

Limpa: A energia nuclear hoje é vista como uma das opções para geração de energia elétrica limpa e renovável.
Category: 0 comentários

Localização de usinas nucleares

As usinas nucleares são construídas perto do mar, pois caso ocorra algum acidente, por exemplo, o vazamento de algum tanque, a água do mar,que é salgada funciona como um isolante, diferentemente da água dos rios, que é doce e funciona como condutor. Também é necessário água para o resfriamento das caldeiras. Nesse caso pode ser tanto água doce quanto salgada.
Category: 3 comentários