Novas usinas nucleares

O Espírito Santo é um dos Estados que poderão receber uma das duas centrais de usinas nucleares que o governo federal pretende instalar no país até 2030. Neste ano, os técnicos da Eletronuclear iniciam os estudos nos Estados do Sudeste onde uma segunda central poderá ser instalada.

Requisitos estudados para a instalação das usinas:


• Áreas: Inicialmente, as áreas mais indicadas para instalação de usinas nucleares no Espírito Santo, caso o Estado seja escolhido, são municípios localizados no Litoral Sul. Isso porque têm formação geológica mais indicada, ou seja, com formação rochosas que chegam até o mar. Esta é a situação, por exemplo, do município de Piúma e outras cidades, também na região Sul.

Custos: Além disso, pode-se optar também pela instalação de usina próxima aos rios. Tudo depende do projeto da unidade, que pode ser de resfriamento com utilização da água do mar, que tem custo menor de instalação, mas é mais cara a manutenção devido à maresia que corrói os equipamentos. O resfriamento com sistema de vapor da água doce exige a construção de torres de resfriamento, e tem custo mais elevado de construção, mas não de manutenção.

Necessidade: A justificativa do governo federal - Eletronuclear e Ministério de Minas e Energia - para a construção de novas usinas nucleares até 2030 é que o potencial hídrico nacional estaria praticamente esgotado, havendo uma capacidade de hidrelétrica instalada de 190.000 MW.

Custos: Além disso, a capacidade instalada de geração elétrica seria da ordem de 1 kW por habitante. Para um fator de utilização médio de 50%, esta capacidade equivaleria a um consumo de eletricidade de 4.380 kW/hora por habitante, similar ao atual consumo de Portugal. A participação nuclear nessa capacidade instalada de geração seria de 24%, o que equivaleria a um parque de usinas nucleares similar ao existente hoje na França, conforme dados da Eletronuclear.

Limpa: A energia nuclear hoje é vista como uma das opções para geração de energia elétrica limpa e renovável.
Category: 0 comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário